Comecemos pelo... final.


“Vamos começar
Colocando um ponto final
Pelo menos já é um sinal
De que tudo na vida tem fim” - Tudo novo de novo (Paulinho Moska)

Não sinto aversão a finais... Porque ‘tudo na vida tem fim’. Nossas reações às situações e a própria vida tem um final. Só não encontramos mais motivos de acreditar em finais felizes. A vida é constituída do planejar, criar, investir, sonhar, desejar, querer, poder, conquistar, obter, sentir, viver... E um dia tudo isso acaba. Tudo isso passa. É típico do ser humano, do tempo. Assim que é a ordem das coisas.

Pessimismo (creio que um pouco), mas sempre começo tudo já pensando no final. Seja de uma amizade, de um sentimento, de uma tarefa a cumprir. Penso que se chegou ao seu curso final, poderá ter acabado tudo mesmo e o que tinha que ser feito foi feito, ou me pegou imaginando se algo ficou inacabado.

Sim há finais com atitudes inacabadas. E com finais inacabados, pois nem você mesmo, ou outra pessoa não entende o porquê do final. Já que o simples ‘adeus’ não explica nada. E é o que nos frustra e não nos permite seguir muitas vezes. Desacreditados em finais felizes, não é o mesmo desacreditar na felicidade. Por vezes a felicidade está no recomeçar.

Recomeçar requer: repensar, recriar, reconstruir... Nossas bases para reaprender a viver. Colocar um ponto final é ato para corajosos.

Apesar de não nascermos com dispositivos “pronto para aceitar o fim” conseguimos superá-los. É no fim que reavivamos a esperança; é ela que morre por último, não é? Pois então... Deixe-a entrar. E não tema o fim. É a única certeza daquilo que se iniciou.

E na morte também se encontra conforto. Entes queridos, amigos ou conhecidos tentam recomeçar. Perdeu-se um (a) pai/mãe, um (a) irmão/irmã, um (a) tio/tia, um (a) primo/prima, um (a) amigo/amiga e é na afirmação de como tal pessoa era, que nos fortalecemos para viver sem a presença do mesmo. Precisamos manter o percurso de nossas vidas com novos começos.

0 Decifrando...:

Postar um comentário

✖ Não faça propaganda de seu blog;
✖ Se discordou de algo, não publique comentários anônimos;
✖ Não é avisando que (per)segue meu blog que será recíproca;
✔ Retribuirei qualquer comentário se possuir blog;
✔ Estou aberta a críticas construtivas e a novas amizades...
♥ Desde já, agredeço sua opinião!