Sobre blogs

A crescente popularização dos blogs vêm me aterrorizando. Talvez alguns me digam que eu não tenho dom algum, e tampouco tenho um blog bom e que não devo falar a respeito, mas, meu caro, se você acha meu blog ruim não o visite. Porém não tente aumentar o seu ibope com conteúdo inútil.

O interesse hoje de quem “cria” um blog é ter a falsa impressão de que basta jogar uma dúzia de informações copiadas ou até mesmo plagiadas e ficará famoso no mundo virtual. Elaborar conteúdo, ter capacidade de mantê-lo e formar vínculos com outros blogueiros e comentaristas é para poucos. E a “fama” venha a ser recompensa de um bom trabalho. O pior é ver as pessoas bajulando, idolatrando e comprando essa falta de criatividade/ originalidade.

Para quem deseja trabalhar como tradutor, escritor ou em algum meio do jornalismo, ou que envolva línguas ou até mesmo outras profissões busca através de um blog adaptar-se àquilo que quer para si e que será o seu futuro. Contudo têm quem julgue o conteúdo pela vaidade de ter um blog cheio de “frufrus”. Claro que não são pessoas desleixadas, mas essas estão preocupadas com a veracidade daquilo que escrevem e levam com seriedade o que fazem. Talvez se importem menos, porém não menosprezam esses pequenos detalhes. Ou você que seja fútil demais por querer julgar o quão bom é um escrito pela aparência do blog. Há quem o faça somente para diversão e o leva com a mesma dedicação de quem trabalha num blog por profissão.

Meu post vem em tom de protesto, porque estou cansada de ler textos sem nexo e com português chulo, falando daquilo que não sabe e por ver pessoas se sentirem “blogueiros/as” sendo fúteis.

Em parte esse texto já havia sido ensaiado, mas nunca conseguia falar tudo o que realmente queria e após ler um post da @Yasminck as ideias se materializaram. É legal quando alguém te inspira e "textos se somam".
Ganhei em 3º lugar junto com a @Ericona no último Bk. E fiz minha primeira parceria com a Raphilicious, logo organizo tudo.
Beijo pra quem é de beijo.

11 comentários:

  1. Concordo e assino embaixo!. falou bonito! (:

    ResponderExcluir
  2. Concordo também!
    E aquelas pessoas que comentam no seu blog sem ler sua postagem e ainda acham que você é obrigada a gostar do blog delas, cheio de futilidades e etc?

    A Blogosfera já não é como antes...

    ResponderExcluir
  3. concordo com tudo o que você disse! Muitas pessoas pensam que ter um blog é apenas jogar textos na internet (eu pensava assim no inicio), ou o que é pior, copiá-los.
    Elas não veem o quão trabalhoso é manter um blog, e não sentem esse prazer que é dividir ideias com pessoas de outros blogs.
    Parabéns pelo texto e mais ainda pelo blog!
    Te importa se eu escrevesse um texto sobre o mesmo assunto?

    ResponderExcluir
  4. É isso mesmo!
    Ter um blog é muito mais que copiar um texto que já exista.
    É ter um grande carinho na hora de conduzir as palavras na criação de uma boa postagem.

    Gostei demais. De tudo que você escreveu.

    Obrigada por seu comentário. Amei!

    Beijos, Babi!

    ResponderExcluir
  5. Acho que parecido com a vida, nós quando blogueiros também passamos por várias fases e aprendizados. Criar um blog quase sempre é um processo experimental no inicio e com o tempo surgem os verdadeiros objetivos de cada pessoa. Eu quando não gosto de um conteúdo o ignoro, pois como um meio democrático a internet possibilita isso. Acho que não cabe a ninguém tachar ou colocar regras na blogsfera, pois há pessoas e pessoas, objetivos e objetivos, corações e corações.

    ResponderExcluir
  6. A crescente popularização dos blogs é interessante, pois mostra que existem pessoas interessadas em mostrar o que pensam e sentem como é o conceito de diário eletrônico que é uma das funções do blog.
    Partindo do conceito de que a internet é um local democrático onde haja espaço pra todos, cabe a nós a culpa pela informação que absorvemos ou pelo conteúdo que lemos, seja ele racista, pornográfico, anárquico, terrorista, homossexual e etc...
    Concordo que até existam blogs mal escritos ou calcados apenas no visual e não na informação. Nesse caso lembro de que enxergo apenas por um olho e há quem veja por dois e assim tenha uma visão diferente da minha, seja para mais ou até para menos.
    Em suma me agarro como uma bóia salva-vidas aquela dica lá do começo que diz: “Se você acha meu blog ruim não o visite”. Lição aprendida.

    ResponderExcluir
  7. falou tudo BABI.

    tbm fico perturbado com esse blogs fúteis de hoje em dia! e olha que eu não sou perfeito, mas sei lá! acho que o que escrevo é legal ( ô, como sou humilde ).

    gostei da matéria e a Yasmin é mestra mesmo!

    aaaaah, e a resenha que fez no post anterior está massa! há meses que desejo ver esse film e ainda não o consegui! acho que ou baixar da internet quando tiver afim!

    abração.

    ps.: tem selo pra ti no blog, DIVA (tá, parei!)

    '-'

    ResponderExcluir
  8. Eu também já fiz vários "ensaios" sobre esse assunto, mas nunca saiu nada. Também acho que no mundo tem blogs demais.. isso é bom e ruim ao mesmo tempo.. As pessoas fizeram dos blogs, algo muito comercial. Cheio de propagandas e cheios de ctr+c / ctr+v. Não sei pra que colocar assuntos que a gente lê no globo.com. Nao precisa ter blog pra isso.

    ResponderExcluir
  9. Nossa, eu concordo com você e já tinha pensando em escrever sobre isso.
    Tem muitos blogs por aí que são ridículos --'
    E isso me irrita muito porque há tantas pessoas que escrevem tão bem por aqui, que levam tão à serio.. e aí vem meia dúzia de gnomos rs e fazem desenhozinhos e escrevem um monte de palavras sem significado algum e ficam correndo atrás de comentários ¬¬' Me causa náuseas.
    Muito obrigada por escrever sobre isso, precisávamos disso por aqui.

    ResponderExcluir
  10. Eu podia JURAR que tinha comentado nesse post já. Que estranho! Anyway, queria eu ter coragem de escrever o que você escreveu. Também é um assunto que tem me incomodado (ainda mais porque tem UMA pessoa em particular que precisa de um "basta!")... Quem sabe eu não coloco um link pro seu lá no meu? ;)
    Beijinhos, flor! (E parabéns pela coragem!)

    ResponderExcluir
  11. Vim até esse post por meio do blog Alguma Coisa a Mais pra ti Ler.

    De tudo que falastes algo que me irrita bastante é gente bajulando blogueiros que escrevem textos duvidosos.

    Também tenho pavor daqueles textos cuti-cuti que a vida é linda... que os passarinhos cantam e etc e tal.

    Outra coisa que me deixa passada são blogueiros que publicam textos de escritores no seu blog... pow... se eu quiser ler algo de algum escritor eu vou procurar um livro dele. O pior é que a pessoa normalmente nunca leu nenhum livro da pessoa citada e quer pagar de "intelectual" citando frases que encontra na internet que nem sabe se é realmente do tal escritor.

    Também detesto pessoas que fazem propaganda descarada do seu blog... não tece nenhum comentário sobre a postagem... simplesmente fazem propaganda na cara dura.

    Foi muito bom o seu desabafo.

    AbraçoZzz

    ResponderExcluir

✖ Não faça propaganda de seu blog;
✖ Se discordou de algo, não publique comentários anônimos;
✖ Não é avisando que (per)segue meu blog que será recíproca;
✔ Retribuirei qualquer comentário se possuir blog;
✔ Estou aberta a críticas construtivas e a novas amizades...
♥ Desde já, agredeço sua opinião!