Sexta Criativa: Gênesis, R. Crumb

Livro: Gênesis
Autor: Robert Crumb
Pré-Venda: De: R$ 49,90 por R$ 39,90.

"Ao longo dos séculos diversos grandes artistas se dedicaram a ilustrar Gênesis, o livro inicial da Bíblia, aquele que conta a origem de tudo.

Adão e Eva, Caim, Abel, Noé, Abraão, Sara, Jacó, José são dos personagens mais retratados em pinturas e esculturas. Agora, no século XXI,aquele que é considerado não só o maior quadrinista do planeta, mas, para muitos, o maior artista vivo do Ocidente, resolveu realizar sua obra máxima, uma versão em quadrinhos com o texto integral de Gênesis.

Durante mais quatro anos, Crumb se dedicou a um estudo profundo nas pesquisas mais atuais a respeito do texto bíblico, à iconografia clássica e em um material fotografico imenso da chamada Terra SantaCrumb leva os quadrinhos a seu mais alto nível, com firmeza, fervor e liberdade marcas características de seu gênio. E é isso que distingue esta sua adaptação deliberadamente literal, sem tirar nada do texto original e também sem incluir, distante tanto do fanatismo religioso quanto da blasfêmia.

A Sagrada Escritura permaneceu intacta e foi enriquecida graças à detalhada e épica adaptação gráfica. Foi dada uma rigorosa e precisa atenção ao detalhe histórico para que surgisse algo convincente e autêntico.

Neste livro, Adão e Eva, Caim, Noé, Abraão, Sara, Isaac, Raquel e a multidão de seus descendentes adquirem fisionomias, um peso, uma verdade carnal que fazem com que eles nos surjam como pessoas próximas, os modelos nos quais se funda toda a humanidade[...]."

✏Adicional: Robert Dennis Crumb, é um artista americano e ilustrador reconhecido pelo seu estilo distinto de seus desenhos e sua crítica, opinião, satírico subversivo - é considerado o pai fundador dos quadrinhos underground.
Fonte: Wikipedia

*Postei sobre esse livro porque achei muito curiosa a ideia de tornar a leitura bíblica agradável com imagens, acho que atrairia muito mais a todos, não como ato religioso e, sim, como busca de conhecimento, sem pretensões. Apesar de ter lido críticas e mais críticas sobre o autor acredito que compense muito deixar de lado certos dogmas e ler. Pois já está também na minha lista. Qualquer sugestão entre em contato.
;*

2 comentários:

  1. putz, fiquei suér curiosa pra ver esse livro...sério.
    adorei a dica!

    bjos

    ResponderExcluir
  2. Ah, caracaaaaaa...
    Eu quero!!!
    Muito interessante o livro, me parece.

    Ótima dica.
    Beijo.

    ResponderExcluir

✖ Não faça propaganda de seu blog;
✖ Se discordou de algo, não publique comentários anônimos;
✖ Não é avisando que (per)segue meu blog que será recíproca;
✔ Retribuirei qualquer comentário se possuir blog;
✔ Estou aberta a críticas construtivas e a novas amizades...
♥ Desde já, agredeço sua opinião!